A cardiologia veterinária é uma área de atuação do médico veterinário que envolve o estudo do sistema cardiovascular e de suas disfunçoes. Com o avanço dos meios diagnósticos e preventivos, o número de animais idosos vem aumentando e, conseqüentemente, cresce a incidência de enfermidades relacionadas à idade, como alterações cardiorrespiratórias, oncológicas dentre outras.

As principais doenças cardiovasculares adquiridas são as valvopatias (degeneração crônica das valvas mitral e/ou tricúspide), cardiomiopatias (cardiomiopatia dilatada, hipertrófica, restritiva, arritmo gênica do ventrículo direito, não classificada, entre outras), arritmias, neoplasias intra ou extra-cardíacas e alterações pericárdicas. Os felinos são principalmente acometidos por afecções miocárdicas (cardiomiopatias hipertrófica, restritiva, dilatada, entre outras); e algumas raças como Maine Coon, Ragdoll e Persa apresentam fatores genéticos envolvidos com a etiopatogenia destas afecções.
Dentre as alterações congênitas mais comuns, destacam-se a persistência do ducto arterioso (PDA), estenose aórtica e sub-aórtica, estenose pulmonar, comunicação interatrial (CIA), comunicação interventricular (CIV) e a tetralogia de Fallot.

Independentemente da enfermidade de base, a maioria das alterações cardiovasculares resulta em insuficiência cardíaca congestiva (ICC), e as principais manifestações clínicas relacionadas incluem tosse seca, cansaço fácil, intolerância a exercícios, distrição respiratória, cianose, pré-síncope, síncope (desmaios), convulsão, ascite e edema de membros em fases mais avançadas.

O tratamento das cardiopatias é essencialmente medicamentoso, embora existam tratamentos cirúrgicos para determinadas afecções. A terapia é crônica e tem como objetivo a melhora na qualidade de vida e na sobrevida do animal.
Os exames complementares mais solicitados incluem ecocardiografia com Doppler (avaliação cardíaca anatômica e funcional), eletrocardiografia (avaliação da atividade elétrica do coração), mensuração da pressão arterial sistêmica, radiografia torácica, Holter 24 horas e exames laboratoriais.

A MedVet Especializada conta com tecnologia e equipamentos de ponta, uma equipe de profissionais altamente qualificados para atender da melhor maneira nossos pacientes cardiopatas, buscando sempre realizar diagnósticos precisos.