Tonometria

Tonometria Veterinária

A tonometria é o método que mede a pressão intra ocular a qual é mensurada em medicina veterinária por 3 métodos,  palpação digital; tonometria de identação e tonometria de aplanação. Considera-se a PIO normal em cães de 15-25 mm Hg.

A tonometria é o exame para mensuração da pressão intra-ocular (PIO), que pode estar alterada em algumas doenças oculares. Para isto, anestesia-se a córnea com uma a duas gotas de anestésico tópico e posiciona-se o tonômetro na região central da córnea, enquanto contem-se as pálpebras. A tonometria de aplanação digital (Tonopen®), estima a pressão pelo achatamento da córnea. A força desse achatamento é automaticamente convertida em mmHg. O tonômetro é posicionado perpendicularmente à superfície encurvada da córnea onde ocorre uma leve pressão. Faz-se esse movimento durante três vezes e o próprio tonômetro lhe dá a média da pressão com um erro de apenas 5%.

O exame é de simples realização e não requer preparo prévio. É necessário apresentação de guia de solicitação de exame do veterinário responsável e exame clínico descartando-se presença de úlcera de córnea.